Combo Iniciação Teológica (3 volumes) - Padre Maurílio Teixeira-Leite Penidos

Combo Iniciação Teológica (3 volumes) - Padre Maurílio Teixeira-Leite Penidos

Marca: Obras Católicas (fac-símile)

Carregando...

Edição Fac-simile

Volume 1: O Mistério da Igreja (ISBN: 978-65-89613-47-3)
Volume 2: O Mistério dos Sacramentos (ISBN: 978-65-89613-46-6)
Volume 3: O Mistério de Cristo (ISBN: 978-65-89613-45-9)

Apresentação:

Deus foi sempre a idéia dominante do Padre Penido. Se o seu saber aplicou-se a outras áreas do saber, a presença divina o informava. Por isso, Penido, acima de tudo, manifestou-se como verdadeiro teólogo, quer este termo seja tomado em sentido amplo, etimológico, referindo-se àquele que tem a Deus como centro de sua vida, quer se considere na perspectiva científica da teologia da fé, da elucidação racional e sistemática da palavra de Deus.

Pe. Penido fez da teologia o seu apostolado após voltar da França para o Brasil, onde foi convidado para ministrar curso de “teologia” (sic) para leigos da Ação Católica. E por mais de 10 anos trabalhou na composição dos três volumes da sua admirável iniciação teológica, nos quais, em nível teológico menos elevado, mas autêntico, visava esclarecer a fé dos nossos católicos.

(Dom Odilão Moura, O. S. B.)

No primeiro volume da obra INICIAÇÃO TEOLÓGICA o autor, sobre 400 páginas grandes e densas, nos apresenta a introdução ao empreendimento que ora enceta e em seguida, em oito grandes capítulos, desdobra a doutrina sobre a Igreja. No primeiro capítulo retraça o caminho de Cristo à Igreja, demorando-se em seguida na consideração de nomes e símbolos da Igreja. No terceiro capítulo nos diz como se fez o corpo místico de Cristo. O quarto capítulo enfeixa a doutrina sobre a cabeça do corpo místico, Cristo Jesus, para em seguida nos deixar às voltas com os delicados problemas relativos aos membros desse mesmo corpo. O sexto capítulo fala da alma da Igreja. No sétimo capítulo o autor expõe a doutrina dos poderes da Igreja e no oitavo, das pessoas que os exercem.

O segundo volume, como o primeiro, manifesta a sabedoria teológica do autor. Como se propusera, ao projetá-lo, não penetrar em polêmicas intermináveis e nas “tecnicidades” do discurso teológico mais transcendente, manteve-se dentro das exigências do leitor de cultura superior à simplesmente catequética. Propriamente está constituída de duas partes, distribuídas em oito capítulos, sendo que, no primeiro, definido como A ordem sacramental, descortinam-se os elementos comuns aos sacramentos. Estes continuam os “gestos de Jesus”, que se concretizam nos “gestos do corpo místico”, numa ordenação admirável, que Penido a contempla como “harmonias sacramentais”: os sacramentos imitam e reproduzem os gestos de Cristo, seguem a ordem da encarnação – Cristo: homem-Deus; os sacramentos: parte sensível – parte invisível; como Cristo, os sacramentos santificam e prestam culto ao Pai. Ademais, os sacramentos estão distribuídos segundo as etapas da vida humana, para santificar cada uma delas.

O 3º volume da Iniciação teológica não tem este título indicado na capa. Não apresenta ademais o alentado porte dos outros dois volumes. A sua publicação tem história. Redigida com grandes sacrifícios pelo autor, já vítima da tenaz enfermidade que o levou à morte, percebe-se logo a diferença entre este e os demais textos penidianos. Não obstante, o pequeno volume (“Opúsculo”, chama-o Penido), o nível teológico, o método, a originalidade próprias do autor não estão ausentes.

Para evitar confusões, e sobretudo precaver decepções, desejamos esclarecer, de início, que nosso propósito, no presente Opúsculo, foi tão só apresentar uma tentativa de meditação teológica destinada a leitores leigos cultos. Não procuramos, pois, elaborar um trabalho completo De Verbo Incarnato, ainda menos escrever uma obra didática, mas apenas meditar teologicamente sobre uns poucos temas cristológicos.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Capa: Brochura