
Combo Iniciação Teológica (3 volumes) - Padre Maurílio Teixeira-Leite Penidos
Marca: Obras Católicas (fac-símile)
Edição Fac-simile
Volume 1: O Mistério da Igreja (ISBN: 978-65-89613-47-3)
Volume 2: O Mistério dos Sacramentos (ISBN: 978-65-89613-46-6)
Volume 3: O Mistério de Cristo (ISBN: 978-65-89613-45-9)
Apresentação:
Deus foi sempre a idéia dominante do Padre Penido. Se o seu saber aplicou-se a outras áreas do saber, a presença divina o informava. Por isso, Penido, acima de tudo, manifestou-se como verdadeiro teólogo, quer este termo seja tomado em sentido amplo, etimológico, referindo-se àquele que tem a Deus como centro de sua vida, quer se considere na perspectiva científica da teologia da fé, da elucidação racional e sistemática da palavra de Deus.
Pe. Penido fez da teologia o seu apostolado após voltar da França para o Brasil, onde foi convidado para ministrar curso de “teologia” (sic) para leigos da Ação Católica. E por mais de 10 anos trabalhou na composição dos três volumes da sua admirável iniciação teológica, nos quais, em nível teológico menos elevado, mas autêntico, visava esclarecer a fé dos nossos católicos.
(Dom Odilão Moura, O. S. B.)
No primeiro volume da obra INICIAÇÃO TEOLÓGICA o autor, sobre 400 páginas grandes e densas, nos apresenta a introdução ao empreendimento que ora enceta e em seguida, em oito grandes capítulos, desdobra a doutrina sobre a Igreja. No primeiro capítulo retraça o caminho de Cristo à Igreja, demorando-se em seguida na consideração de nomes e símbolos da Igreja. No terceiro capítulo nos diz como se fez o corpo místico de Cristo. O quarto capítulo enfeixa a doutrina sobre a cabeça do corpo místico, Cristo Jesus, para em seguida nos deixar às voltas com os delicados problemas relativos aos membros desse mesmo corpo. O sexto capítulo fala da alma da Igreja. No sétimo capítulo o autor expõe a doutrina dos poderes da Igreja e no oitavo, das pessoas que os exercem.
O segundo volume, como o primeiro, manifesta a sabedoria teológica do autor. Como se propusera, ao projetá-lo, não penetrar em polêmicas intermináveis e nas “tecnicidades” do discurso teológico mais transcendente, manteve-se dentro das exigências do leitor de cultura superior à simplesmente catequética. Propriamente está constituída de duas partes, distribuídas em oito capítulos, sendo que, no primeiro, definido como A ordem sacramental, descortinam-se os elementos comuns aos sacramentos. Estes continuam os “gestos de Jesus”, que se concretizam nos “gestos do corpo místico”, numa ordenação admirável, que Penido a contempla como “harmonias sacramentais”: os sacramentos imitam e reproduzem os gestos de Cristo, seguem a ordem da encarnação – Cristo: homem-Deus; os sacramentos: parte sensível – parte invisível; como Cristo, os sacramentos santificam e prestam culto ao Pai. Ademais, os sacramentos estão distribuídos segundo as etapas da vida humana, para santificar cada uma delas.
O 3º volume da Iniciação teológica não tem este título indicado na capa. Não apresenta ademais o alentado porte dos outros dois volumes. A sua publicação tem história. Redigida com grandes sacrifícios pelo autor, já vítima da tenaz enfermidade que o levou à morte, percebe-se logo a diferença entre este e os demais textos penidianos. Não obstante, o pequeno volume (“Opúsculo”, chama-o Penido), o nível teológico, o método, a originalidade próprias do autor não estão ausentes.
Para evitar confusões, e sobretudo precaver decepções, desejamos esclarecer, de início, que nosso propósito, no presente Opúsculo, foi tão só apresentar uma tentativa de meditação teológica destinada a leitores leigos cultos. Não procuramos, pois, elaborar um trabalho completo De Verbo Incarnato, ainda menos escrever uma obra didática, mas apenas meditar teologicamente sobre uns poucos temas cristológicos.
- Capa: Brochura